sexta-feira, 5 de junho de 2009

Isso não é mais um informe...É o desabafo de uma Futura - RP apaixonada

Eu tive muitas dúvidas sobre um tema legal pra minha primeira postagem aqui no blog, em grande parte porque não queria que este blog fosse 'mais do mesmo'(aprendi com Suênio,rs), uma ferramenta de comunicação unilateral onde uns escrevem outros lêem 'fimdepapo'. Pensei em mil maneiras de estimular os nossos leitores a se sentirem a vontade em comentar, contestar, criticar... Nenhuma delas me pareceu eficaz o suficiente, vou dizer o porque: como falar algo para alguém que não conhecemos e/ou sabemos o que esperar? Será que minha intervenção vai parecer ridícula? Será que vou ser 'ouvido'?... Enfim, a desconfiança natural daquele que lê e não é próximo daquele que escreve é algo que não seria possível ser solucionado tão facilmente.
Depois de muito queimar minha 'mufa' decidi escrever sobre mim e o resto da turma do terceiro semestre, mesmo sendo apenas um ponto de vista, talvez ajude a quem tá 'de fora' conhecer um pouco e quem sabe até sentir - se um pouco mais tranquilo para vir aqui e xingar um de nós por falarmos alguma bobagem (isso se aplica a mim totalmente, afinal vou falar de todo mundo, e prometo não guardar rancor).
Pra começo de conversa eu não queria muito estar na UNEB nem no curso de RP, era apenas uma segunda opção. Acabei entrando e qual não foi minha surpresa ao me dar conta do quanto Relações Públicas tinha a ver comigo, mesmo eu não sendo das pessoas mais comunicativas do mundo (principalmente quando não sei o que pode vir do lado de quem ouve :P), eu gosto de estar perto das pessoas, entendê - las e se possível solucionar problemas que por ventura apareçam no caminho.
Daí o primeiro semestre foi passando... Minha sala tinha muitos conflitos de opiniões, personalidades e egos. Muitas vezes me sentia aborrecida com certas discussões aparentemente sem nexo que beiravam uma briga de verdade, mas ainda assim eram tantas coisas a ver, aprender, absorver e admirar que a irritação não durava muito. Percebi aos poucos que essa era a parte mais bonita em cada um dos coleguinhas, todos são capazes de defender algo apaixonadamente e essa paixão estava sendo canalizada para o curso.
Foi difícil a adaptação ao tamanho da turma com tanta gente diferente, e eu passei a duvidar que um dia tantas cabeças juntas(todas com algo de genial, sem corujice), poderiam olhar na mesma direção, ainda que todos estivessem a essa altura gostando realmente de RP.
Um dia, um belo dia a união da sala foi posta à prova(estávamos tentando elaborar um projeto de calourada que foi fervorosamente defendido com unanimidade pela turma de 2008, porém não passou pelos demais semestres) e de repente ficou claro que acima de nossas diferenças individuais havia e há um desejo de fazer o melhor ao nosso alcance e de projetar isso JUNTOS tornando a caminhada um pouco mais fácil.
A partir daí vieram muitas conquistas, a exemplo de termos trazido um professor bastante 'bem visto' na comunidade Unebiana para o curso de Comunicação. Foi necessária muita união e força de vontade pra ficar correndo atrás disso no nosso curto recesso, um esforço recompensado e de frutos, além de simplesmente fazer a matéria, ainda por serem colhidos.
Não digo que tudo são flores, cada membro da sala tem seu defeito, isso é inegável. Eu mesma tenho um montão deles, que o diga a galera que estava articulando o lançamento do Blog, mas o prevalece uma integridade de caráter e bom senso associadas a uma gana por conhecimento e melhor: usá - lo para aperfeiçoar o que pode ser e conquistar o que for possível para o TODO, extrapolando os murinhos da Sala 10 porque seria pouco, sem mencionar egoísta que nossos esforços se restringissem tanto. Não há intenções obscuras... Queremos é que o potencial de nosso curso seja valorizado e reconhecido.
No fim o que tentei deixar claro em de toda essa história que escrevi é que teremos roupa suja sim porque ninguém precisa vestir roupa de cordeiro e dizer amém à opinião de quem quer que seja (por isso minha preocupação que vocês façam intervenções por aqui, nos corredores, por email, sinal de fumaça...), mas essa roupa suja será lavada em 'casa', passo a passo, entrando em consenso, para que possamos constituir uma UNIDADE enquanto curso, gritando em uníssono, sendo fortes e capazes que conquistar o que pode agora parecer inimaginável.

Tenho dito e espero repercutir - mesmo que negativamente =)

0 comentários: