VOCÊ DEVE SABER! ( por Romilson Bahia Soares)
O QUE É SER UM RELAÇÕES PÚBLICAS ?
Ser um Relações Públicas é ser um especialista em públicos. Um profissional capaz de conhecer os diferentes públicos e que acima de tudo domina a arte de estabelecer o diálogo entre eles , equilibrando as diferenças e atingindo objetivos através da Comunicação.
ONDE ATUA O RP ?
O RP atua na gerência da “ Comunicação Organizacional ” , objetivando a mediação entre os diferentes segmentos (públicos) internos e externos à organização , tendo como finalidade a estruturação dos relacionamentos entre os segmentos acima citados.
EXEMPLOS DE ORGANIZAÇÕES :
Privadas: Bancos , Fábricas , Montadoras de Automóveis , Empresas da área de : finanças , economia , publicidade e propaganda , entretenimento , etc.; Hospitais , Igrejas , Hotéis , Shoppings , Clubes Esportivos e demais organizações da iniciativa privada.
Públicas ( estatais) : Prefeitura Municipal , Governo do estado , Governo Federal , PETROBRAS , Forças Armadas ; Polícias : Militar , Civil e Federal , IBAMA , INCRA , Ministério Público , Tribunais de Justiça , Instituições de Ensino Público e demais setores públicos / estatais.
ONGS : Transparência Brasil , Ação Beneficente Cristã , Doutores da Alegria , Corpo de Socorristas do Brasil , Fundação SOS Mata Atlântica , Greenpeace , etc..
QUAL A IMPORTÂNCIA DO RP PARA UMA ORGANIZAÇÃO ?
O RP é muitíssimo importante para qualquer organização , pois todas elas necessitam de um fluxo de comunicação eficiente , não só isso , precisam da interação e integração de todos os “ segmentos ” a elas relacionados para que assim se construa uma estrutura ( interna e externamente ) mais forte , mais harmônica , mais justa e o mais transparente possível.
O PROFISSIONAL DE RP TEM UMA FORMAÇÃO BASEADA EM:
Ciências Humanas: Filosofia , Antropologia , Sociologia , Psicologia e História .
Ciências Sociais Aplicadas: Comunicação Social e Administração.
Sendo que RP é uma habilitação da área de Comunicação Social.
VIRTUDES DO RP:
. VERDADE;
. ÉTICA;
. COMUNICAÇÃO;
. RESPEITO;
. PROFISSIONALISMO;
. DEDICAÇÃO;
. CORAGEM;
. HONESTIDADE;
. CRIATIVIDADE;
. VERSATILIDADE.
BIBLIOGRAFIA PARA VOCÊ:
http://www.eca.usp.br/alaic/boletin11/bibliografia_rp_co.htm
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
obrigada amido por isso tudo é que amo minha profissão rsrsr
Postar um comentário